Será?
Bendito Serei
Nani Azevedo)
Se atentamente ouvir a Deus
E os mandamentos seus obedecer
O Senhor meu Deus me exaltará
Sobre todas as nações onde eu passar
Eu não correrei atrás de bençãos
Sei que elas vão me alcançar
Onde colocar a planta dos meus pés
Sei que a tua benção chegará
Bendito serei na terra, bendito serei
Quando eu profetizar, sei que a minha voz
Será a voz de Deus
Bendito serei no campo, bendito serei
Por onde eu passar, onde eu tocar
Abençoado será, quando eu obedecer a Sua voz
E os mandamentos seus obedecer
O Senhor meu Deus me exaltará
Sobre todas as nações onde eu passar
Eu não correrei atrás de bençãos
Sei que elas vão me alcançar
Onde colocar a planta dos meus pés
Sei que a tua benção chegará
Bendito serei na terra, bendito serei
Quando eu profetizar, sei que a minha voz
Será a voz de Deus
Bendito serei no campo, bendito serei
Por onde eu passar, onde eu tocar
Abençoado será, quando eu obedecer a Sua voz
Tem crente que acredita que obedecendo a Deus será abençoado, e este é de fato um princípio bíblico pois o Pai se agrada dos filhos que lhe obedecem e para quem aspira o caminho do discipulado não há rumo a seguir que não seja o da obediência.
Contudo a motivação não pode ser “obedecer para ser abençoado” para obter recompensa tentando barganhar com o Deus que não faz barganhas.
Esse é o tipo de recompensa que os cães adestrados esperam, obedecem ordens do seu instrutor que quando seguidas pelo condicionamento ou treinamento são recompensados, não sendo esta em suma uma relação de amor entre Pai e filho.
Os ensinos do novo testamento nos mostram que a nossa relação com o Pai é de amor, portanto nossa obediência a sua voz está baseada numa resposta amorosa ao seu amor maior por nós, através de seu Filho e as bençãos serão a consequência desta relação de amor.
“Se atentamente ouvir a Deus
E os mandamentos seus obedecer”
E os mandamentos seus obedecer”
A obediência sem amor vira ritualismo sem vida e sem compaixão.
O irmão do filho pródigo não se alegra com a volta do irmão aos braços do pai e ainda se chateia com seu pai recusando-se a participar da festa pela volta de seu irmão, reclamando sua posição que trabalhava a muitos anos para seu pai e nunca havia desobedecido suas ordens, exemplo clássico de obediência sem amor.(Lc 14:29)
Também os fariseus eram zelosos pela lei e inclusive matavam acreditando que obedeciam a voz e a vontade de Deus. A mulher que pega em flagrante adultério (o zelo a lei mandava matar) é levada até Jesus pelos escribas e fariseus para terem um motivo para acusar a Jesus de transgredir a lei e aquela mulher só não foi morta devido Jesus ter exposto a hipocrisia religiosa dos acusadores (Jo 8:2-11) mostrando que o perdão está acima do legalismo e que ninguém se justifica de seus pecados cumprindo a lei.
Também Paulo quando escreve aos irmãos e as igrejas da região da Galácia fala que na sua religiosidade exagerada perseguia a igreja de Jesus e a assolava sendo um judeu extremamente zeloso das tradições de seus pais (Gl 1:13 a 14).
Portanto a obediência maior a Jesus esta em amar devolvendo ao próximo o amor que recebemos de Deus.
“O Senhor meu Deus me exaltará
Sobre todas as nações onde eu passar”
Sobre todas as nações onde eu passar”
Quem busca a exaltação será humilhado e quem se humilhar será exaltado (Lc 14:11) nos ensinou Jesus e Paulo nos aconselha a seguir o exemplo de nosso Senhor que tendo a prerrogativa de ser Deus abdicou dela, tornando-se na semelhança de homem, humilhando-se e sendo obediente até a morte na cruz e somente após todo este processo ele por Deus foi exaltado de maneira soberana (Fp 2:5-9).
“Eu não correrei atrás de bençãos
Sei que elas vão me alcançar”
Sei que elas vão me alcançar”
Nas bem-aventuranças temos os qualificados a abençoados e felizes do serviço ao Senhor Jesus, os humildes ou pobres, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores e os perseguidos. Para cada situação há uma resposta em benção , o Reino dos Céus, consolo, herança, fartura de justiça, misericórdia, ver a Deus, filhos de Deus e no final a grande alegria em sofrer como os profetas que antecederam os que hoje seguem a Jesus. (Mt 5)
Paulo também exulta afirmando: Bendito seja Deus, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos (Ef 1.3), mas notem que antes de falar nas bençãos que nos atingem ele bendiz a Deus.
“Bendito serei na terra, bendito serei”
“Bendito serei no campo, bendito serei”
Ao pesquisar numa chave bíblica eletrônica encontrei 23 referências com as palavras “Bendito seja Deus” e nenhuma contendo “bendito serei”. Isso demonstra quão fora de eixo estão essas frases. O destaque está na primeira pessoa onde o “eu” é salientado e não o Deus que abençoa.
“Quando eu profetizar, sei que a minha voz
Será a voz de Deus”
Será a voz de Deus”
Essa afirmação pode induzir ao que se chama de “profetadas” palavras ditas em nome de Deus ao qual Ele nada tem a ver.
Talvez o maior pecado dos que se dizem igreja hoje é o de usar o nome do Senhor em vão.
São “profetas” declarando situações de avivamento, cidade tal é do Senhor Jesus, mas que concretamente nada de prático é feito em prol do que foi dito.
Basta pesquisar no Youtube as palavras “profecias ou profetadas” e vão encontrar horrores ditos em nome do Senhor por falta de discernimento, temor e conhecimento da Palavra de Deus.
A Bíblia é a revelação profética mais que suficiente para nos edificar e quando o dom da profecia se manifesta tem que estar de acordo com as escrituras e os princípios ensinados por Jesus.
Vale muito hoje a frase de Martinho Lutero:
"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir."
Muitos irmãos se esquecem das lições dos cristãos da cidade de Beréia (At 17.11) e dizem amém qualquer profecia sem julgar se o que foi dito vem do homem ou do Espírito de Deus.
“Por onde eu passar, onde eu tocar
Abençoado será, quando eu obedecer a Sua voz”
Abençoado será, quando eu obedecer a Sua voz”
Novamente a benção está atrelada a obediência.
A mensagem de Deus é absoluta, mas os vasos que a levam são relativos, homens são falhos, pecadores, são indignos de levarem essa mensagem, o que nos santifica é Jesus e o que me torna capaz de abençoar é ter sido primeiramente abençoado por Ele. Portanto Jesus sempre é a origem de toda benção independente de onde passamos ou tocamos.
Se o homem se basear nos seus méritos (alguém tem algum mérito que supere os méritos de Jesus?) para ser abençoado e abençoar se torna escravo da sua justiça própria e portanto nega a Graça de Jesus que não opera por méritos, mas pela misericórdia e pela fé que atua em amor.
Concluindo quero dizer que tenho o maior prazer em louvar com os irmãos, mas com canções que exaltem ao Senhor, não ao homem. Minhas necessidades de bênçãos Ele sabe e nem sempre benção são sinônimos de posses materiais e seguranças terrenas, Paulo escreveu aos irmãos de Filipos que lhes foi concedido não somente crer em Jesus, mas também padecer por Ele (Fp 1.29), mas nossa geração vê o sofrimento como fruto do pecado da desobediência. Acho que muitos irmãos de hoje se fossem contemporâneos do sofrimento de Jó seriam sérios candidatos a serem seu “amigos”.
A maior benção que possuímos e a reconciliação com Deus por intermédio do sacrifício de Jesus na cruz, nosso escrito de dívidas com Deus foi rasgado nisto sim somos benditos, mas com méritos únicos de Jesus.
Canções como Bendito Serei e outras que cantamos podem até ser bem intencionada, mas sua letra contém trechos das Escrituras que são sutilmente encaixados para distorcer, de uma forma muito imperceptíveis ensinos bíblicos, criando um novo credo "evangélico", baseado sempre na necessidade do homem, principalmente no materialismo como sinônimo de benção, esses erros de interpretação, conscientes ou não, criam chavões como "quero de volta o que é meu" da famosa teologia da restituição, filhote da teologia da prosperidade, "sonhos de Deus para minha vida", "bendito serei" ensinos com base na barganha com Deus.
Entendo também que o que era dom e chamado virou mercado e hoje o denominado mercado gospel enriqueceu muita gente e que tentam se manter no topo a qualquer custo fazendo com que gravem somente aquilo que vendem, mas este é um assunto que escreverei em uma outra oportunidade.
Para quem quer aspirar o cargo de bendito de Deus ai vai uma dica deixada por Jesus de como proceder e usar seu tempo aqui na terra:
31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 E todas as naçöes serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25.
Em amor e no Senhor Jesus
Cláudio Costa da Silva
Um comentário:
Meu caro amigo, falta um blog nesta sua lista, visite nosso blog: www.manancialdasaguas.com
Fica na graça de nosso Senhor Jesus
Postar um comentário