14/02/2008

Sinagogas Pentecostais & Ovos Chocos

Mary Schultze

A pregação do pastor da nossa PIBT, hoje, foi sobre Efésios 4:7-16 e, como sempre, ele pregou com excelência bíblica! Saí edificada. E, quando cantamos "Vencendo Vem Jesus", depois da Ceia do Senhor, no final do culto, notei que muitos de nós estávamos chorando de alegria, sem barulho algum, sem exageros, sem nenhum sinal visível, a não ser as lágrimas rolando em nossos rostos!

É triste constatar que quase todas as igrejas nesta cidade “pentecostalizaram-se”, visando o crescimento. Um dos maiores sinais da apostasia que tem invadido as igrejas organizadas, principalmente as denominações pentecostais, é que elas têm-se transformado em verdadeiras sinagogas, cuspindo sobre o Novo Testamento, esquecendo o que Jesus falou em Lucas 16:16: “A lei e os profetas duraram até João...”. Tendo em vista que Jesus cumpriu toda a Lei de Moisés e livrou-nos de todos os pecados através do Seu sacrifício vicário na cruz, para que ficar ressuscitando os sacrifícios do Velho Testamento? A resposta é óbvia: Porque o Evangelho de Paulo, a quem Jesus entregou os gentios em Suas várias revelações, não permite espiritualizar as narrativas, como as do Velho Testamento, principalmente com o DÍZIMO e outras coisas da Lei, que foram abolidos. Os pastores ambiciosos continuam exigindo mais e mais, porque isso lhes convém aos propósitos de crescimento numérico da Igreja e de suas contas bancárias...

Um irmão inteligente, que se livrou dos abusos pentecostais de uma igreja malaquiana, conta o que ali tem acontecido. Vamos dar-lhe a palavra:
“Em minha antiga igreja quadrangular, a coisa também caminha a passos largos, mas para trás. Em cima do altar, há uma réplica mal feita da arca da aliança onde se colocam pedidos de oração e um menorá, que simboliza os espíritos de Deus (???). Em alguns cultos, eles tocam o berrante... Sim, fazem um silêncio sepulcral e tocam o shofar, afirmando que tudo aquilo é profético. Aliás, o que mais se ouve agora é sobre profecias. O pastor de lá se julga profeta de Deus. vive repetindo o versículo: "creiam em Deus e estarão seguros, creiam em seus profetas e prosperarão". É claro que crer no profeta é dar o 13º salário inteiro à igreja, já que o crente não precisa viajar no final do ano, pois viajar não "edifica". E, em troca, Deus vai lhe dar um ano abençoado, repleto de bênçãos materiais, com carro do ano, casa na praia, um bom emprego, etc.... E ai de você, se discordar do “profeta”. Se o fizer, vai ficar coberto de lepra.
Também apareceu ali um tal profeta judeu convertido para fazer projeto de vida. Ele usou o shofar, o menorá, e um monte de palavras em hebraico, enquanto o povo todo ficou “boiando”, mas, mesmo assim, batendo palmas para tudo o que o tal judeu falava (ou seria para a própria ignorância?).
A última vez em que coloquei os pés lá, tinha um pregador que muito falava e não dizia coisa com coisa. Ele pegou um versículo do Velho Testamento, amarrou com um do Novo Testamento (muito mal amarrado, por sinal), e começou a dançar como um doido, pulou do púlpito e convidou todos para brincar de trenzinho atrás dele, como fazem no carnaval. Bagunçou o culto, ficou todo suado, e ainda disse que aquilo tudo era unção de Deus. Quando ele resolveu pedir (exigir) uma oferta de sacrifício, eu fui embora. Era muita palhaçada junta. Não sei onde todas estas coisas irão parar, mas eu já parei com isso há muito tempo...”

Romanos oito, vinte e oito, irmão! Deus retira os Seus do meio dos escarnecedores. Sim, essa gente escarnece da Palavra Santa em favor da desmedida ambição de ver suas igrejas superlotadas e suas contas bancárias recheadas de cifrões!

Ontem estive lendo na "Encyclopedia of Ministries and Pentecostal Preachers" (Enciclopédia de Ministérios e Pregadores Pentecostais) a história de um desses pentecapastors americanos, cujo nome é A. A. Allen, o qual faleceu por excesso de alcoolismo, depois de ter feito várias “campanhas de reavivamento” e de ter angariado muitos seguidores pentecostais e bastante dinheiro para financiar o vício que o levou à morte (Gálatas 6:7).

Allen ludibriava os seus seguidores, garantindo que podia ordenar que Deus transformasse “notas de 10 dólares em notas de 20”. (A. A. Allen, The Secret to Scriptural Financial Success - Miracle Valley, AZ: A. A. Allen Publications, 1953 - citado no Harrell, 75).

Allen também ficou conhecido por induzir os seus seguidores a pagar pelas “roupas ungidas com óleo milagroso” (A. A. Allen, "Miracle Oil Flows at Camp Meeting" - Miracle Magazine, June 1967, 6-7 - citado no Harrell, 200)
Allen oferecia “pedaços de sua tenda dos milagres” como pontos de contato para milagres particulares. (Registrado no "New Revival Tent Dedicated in Philadelphia," - Miracle Magazine, Setembro 1967, 15 - citado no Harrell, 200)
Allen afirmava, dogmaticamente, que podia ressuscitar pessoas falecidas. De fato, ele até deslanchou uma campanha de “ressurreição dos mortos”, em meados dos anos 1960. Ainda bem que essa campanha acabou, quando os seus discípulos se recusaram a sepultar os amados falecidos e estes se recusaram a ressuscitar. (Hank Hanegraaff, Counterfeit Revival, 1997 citando Michale Moriarity, "The New Charismatics" - Grand Rapids, MIC: Zondervan, 1992 - 2 e David Edwin Harrell, Jr., "All Things Are Possible: The Healing and Charismatic Revivals in Modern America" - Bloomington: Indiana University Press, 1975, p199)

Allen disse aos seus seguidores que Deus lhe havia dado “uma nova unção e um novo poder para impor as mãos sobre os crentes que lhe dessem US$100,00 de oferta para o sustento dos missionários fora do país, concedendo a cada contribuinte o dom de enriquecer”. (Hank Hanegraaff, Counterfeit Revival, 1997 citando David Edwin Harrell, Jr., "All Things Are Possible: The Healing and Charismatic Revivals in Modern America" - Bloomington: Indiana University Press, 1975, p. 200)

Allen dizia: "É claro que alguns de vocês não acreditam nisso. Mas escutem, seus incrédulos, vocês não precisam acreditar, mesmo porque isso nunca vai acontecer a vocês; só pode mesmo acontecer comigo. E lhes digo porquê. Deixei de crer numa coisa… Deus falou: ‘Você não acredita, por isso ela vai se voltar contra você...’ Acredito que posso fazer com que Deus realize um milagre financeiro na vida de vocês. Creio que Ele pode transformar notas de 10 dólares em notas de 20” (David Edwin Harrell, Jr., "All Things Are Possible: The Healing and Charismatic Revivals in Modern America" - Bloomington: Indiana University Press, 1975 - 75)

O que Allen estava fazendo aborreceu a liderança das Assembléias de Deus, a qual ficou constrangida com essas declarações e afirmações estapafúrdias, sem falar na conduta reprovável de Allen. Desse modo, embora, hoje em dia, Allen seja apresentado por Benny Hinn como “um grande homem de Deus”, em verdade, ele foi preso por dirigir embriagado na época do reavivamento de 1955, no Tenessee, tendo sido esta a primeira entre muitas experiências de Allen relacionadas com o alcoolismo. Por isso, a liderança das Assembléias de Deus chegou ao limite [com relação a este famoso e prestigiado pregador da denominação]. (Hank Hanegraaff, Counterfeit Revival, 1997 citing Michale Moriarity, "The New Charismatics" - Grand Rapids, MIC: Zondervan, 1992 - 35).

Na entrada do Miracle Valley (uma comunidade de A. A. Allen, com 1.280 acres), havia um imenso cartaz que apontava exatamente para o que estava acontecendo naquele ponto do deserto. Em vermelho e ouro, ele proclamava: A. A. Allen Revivals, Inc., Miracle Valley, Arizona. Os cegos vêem; os surdos escutam; os paralíticos andam; sinais, dons e maravilhas. (A. A. Allen's) Miracle Magazine era uma publicação mensal com uma circulação de 350.000 exemplares, produzida no Miracle Valley . Allen ficava preocupado com a proclamação das curas que apareciam no periódico, enviadas por pessoas que se diziam curadas". ... "Tomamos o maior cuidado ao garantir a veracidade desses testemunhos, antes que fossem publicados na A. A. Allen Revivals, Inc. and Miracle Magazine. “Mesmo assim, não assumimos qualquer responsabilidade legal quanto à veracidade de tais registros, nem quanto à permanência das curas registradas, das libertações e dos milagres”... (James Randi, The Faith Healers, 1989, p.83-85)

Um médico da cidade vizinha de Sierra Vista, Dr. Kenneth A Dregseth, disse numa entrevista: “Não vi milagre algum. De fato, tive de levar para o hospital os diabéticos que haviam deixado de tomar insulina, acreditando que haviam sido curados no Vale dos Milagres”. (James Randi, The Faith Healers, 1989, p.87).

No dia 14/06/1970, muitos ouvintes nos EUA, no Reino Unido e nas Filipinas, estavam escutando uma mensagem gravada por Allen em seu programa de rádio, dizendo: "Quem fala aqui é o Irmão Allen em pessoa. Muitos amigos meus têm me indagado sobre os registros referentes à minha pessoa, os quais não são verdadeiros. As pessoas, bem como muitos pregadores, andam anunciando em seus púlpitos que eu morri. Será que estou mesmo morto? Amigos, em nem mesmo estou doente. Há apenas alguns momentos eu reservei passagem para a campanha atual. Vou ver vocês e mostrar como o diabo é mentiroso."...

Naquele exato momento, no Jack Tar Hotel, em San Francisco, a polícia estava removendo o corpo de Allen de um quarto, antes repleto de garrafas (vazias) de cerveja e gim (antes da polícia chegar, Don Stewart havia removido as garrafas e as havia atirado na lata do lixo…). Allen acabava de morrer com apenas 59 anos, do que, publicamente, fora um ataque do coração, mas, na realidade, fora de cirrose hepática. Por alcoolismo agudo... (James Randi, The Faith Healers, 1989, p.88).

Pelos frutos conhecereis a árvore... Irmãos, fujam dos pentecapastors nacionais, principalmente dos televisivos, que idolatram homens como Benny Hinn, Kenneth Copeland, Kenneth Hagin, Robert Schuller, Paul (David) Yonggi Cho, Rick Joyner, Rick Warren e muitos outros de caráter duvidoso. Eles se aproveitam da ignorância bíblica dos crentes brasileiros para se tornarem ricos e famosos. Uma coisa é certa: os pastores televisivos que usam e abusam do Velho Testamento; que pedem DÍZIMOS E OFERTAS “para a obra de Deus”; que pregam a perda da salvação (arminianos e até montanistas); que admitem que o crente pode ficar endemoninhado; que ensinam que os crentes devem obedecer aos “novos apóstolos e profetas”; que afirmam que a Igreja é a Nova Israel de Deus e vai governar o mundo; que têm visões, revelações e propósitos, com o intuito de encher os bancos de suas igrejas, todos estes são obreiros fraudulentos, que só pensam em encher os próprios ventres e não se preocupam nem um pouco com o crescimento espiritual de suas ovelhas.

Para concluir, vejam a historinha que um pastor presbiteriano de Campinas/SP, por sinal muito sério, enviou-me:

Um pentecapastor estava “pregando” aos membros de sua igreja sobre visões e sonhos, quando garantiu que estava recebendo uma linda visão, e perguntou: “Vocês estão vendo alguma coisa?” Um irmão do grupo, mais corajoso que a autora deste artigo, gritou: “Estou vendo uma panela de ovos chocos cozinhando na sua cabeça!”

Mary Schultze, 02/12/2007


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)
...o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)

Resumo do texto publicado no Pavablog http://dual-pem.rhcentral.com.br/link.php?M=201055&N=11&L=90&F=H

Nenhum comentário: