15/06/2008

Entrevista que Sérgio Pavarini concedeu a União dos Blogueiros Evangélicos.
Vale a pena conferir




Tem culpa eu?
UBE - Quem é o irmão Sérgio Pavarini?

Sérgio Pavarini - Nas palavras de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa):


Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

UBE - Com entrou foi seu primeiro contato com a ferramenta blog


Sérgio Pavarini - Há 9 anos edito newsletters semanais. O blog foi o passo natural p/ diminuir o espaço entre as edições e estreitar ainda + o relacionamento c/ os leitores. Em abril, o PavaBlog# completou 2 anos. A newsletter PavaZine# tem hj + de 150 mil leitores, boa parte fora do rebanho.


UBE - Que as sugestões daria para a UBE?


Sérgio Pavarini - Listei 10 "mandamentos" p/ cristãos blogueiros:

1- Use linguagem coloquial


Guarde a "paz do Senhor" p/ a igreja e esqueça eventuais títulos hierárquicos. "Blog do apóstolo-arcanjo João Imaculado" não é uma boa pedida.

2- Mantenha o tom bem-humorado


A blogosfera é um ambiente caracterizado pela informalidade. Não tente transformá-lo numa catedral.

3- Esqueça o discurso triunfalista


O papo de "blogueiros cristãos unidos vão mostrar a força do Evangelho etc." é pura perda de tempo. Qq blog c/ fotos pornôs terá em alguns meses + audiência que toda a blogosfera cristã obterá nos próximos dez anos.

3- Seja generoso



Nunca se esqueça de colocar eventuais fontes e links nos posts. Visite outros blogs, deixe seus comentários e elogie todas as vezes que curtir algo que leu. No entanto, não coloque o endereço do seu blog nos comentários p/ não transformá-lo em mera propaganda.


5- Respeito à diversidade


Não transforme o bolgroll em lista das congregações do presbitério. Nem todos os seus leitores terão as mesmas preferências que as suas.

6- Converse com estranhos


Por trás de cada blog há uma pessoa c/ sentimentos, carências, problemas e conhecimento em dvs áreas. Nunca desperdice a chance de compartilhar idéias. Vc sempre será o + abençoado.

7- Seja você mesmo


Resista à tentação de criar um personagem, mostrando algo que não é e qualidades que não tem. Ao contrário dos jornalistas, os leitores sempre sabem separar o joio do trigo.

8- Destrua os muros


A blogosfera é um ambiente sem barreiras geográficas, sociais ou qq outras. Se deseja falar apenas c/ gente que deve pensar como vc, desista do blog. Nem na igreja vc vai conseguir isso. Graças a Deus!

9- Maracujina na veia


Alguém discordou de sua opinião? Nada de amaldiçoar o cara ou vetar o comentário. Combata idéias, jamais pessoas. Sempre.

10- No capricho


Qq que seja o estilo do blog, faça o seu melhor. Em várias áreas, "cristão" ainda é sinônimo de "medíocre". O melhor selo que seu blog pode ostentar é o reconhecimento dos leitores.

UBE - Fale-nos de seu trabalho na revista CristianismoHoje.


Sérgio Pavarini - Colaboro regularmente c/ várias revistas e sites. Desde o início, sempre escolhi temas e abordagens diferentes das convencionais. Não tenho soluções p/ os problemas da igreja, mas compartilhar angústias e inquietações abre o debate e amplia a reflexão.


UBE- Em poucas palavras e de forma geral, como o irmão percebe a igreja evangélica no Brasil


Sérgio Pavarini - Imatura, sectária, míope e irrelevante na maioria dos setores. Como escrevo há algum tempo e milhares de pessoas lêem meus textos, tenho uma parcela enooorme de culpa nesse quadro. Não fosse a maravilhosa graça de Deus...

UBE - Faça suas considerações finais


Sérgio Pavarini - Os cristãos já foram conhecidos no Brasil como o "povo do Livro". Hj sequer lemos a Bíblia. Sou apaixonado pela leitura e uso regularmente o blog p/ incentivar as pessoas a lerem +. Sugiro aos blogueiros relacionar no blog os livros que estão lendo, recomendar obras que curtiram ler e ajudar os leitores a desenvolver esse hábito essencial. Como disse o Mário Quintana, "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas; os livros só mudam as pessoas".

fonte: União de Blogueiros Evangélicos
Postado por Pavarini às 6:16 PM
Marcadores:

Nenhum comentário: