02/02/2009

Deus sempre responde a oração

Por Elise Firme

A afirmação acima sintetiza de forma eficaz todo o conceito teológico da oração, e quase que imediatamente, nos leva a refletir acerca das três conhecidas respostas de Deus: SIM, NÃO e ESPERE.

Não importa a origem, idade, ou tempo de caminhada cristã daquele que intercede, na sua mente, via de regra, uma resposta favorável de Deus às suas orações estará sempre, e irremediavelmente associada ao recebimento de um agradável e satisfatório SIM! Mas por que isso? Por que temos tanta dificuldade de aceitar e compreender que, às vezes a nossa benção está em não recebermos a benção, ou que a nossa vitória resida justamente num longo e demorado processo de luta e espera, e não simplesmente na obtenção da dádiva ansiada?

Voltando à frase-título, recordo-me agora de um antigo escrito do não pouco conhecido pregador norte-americano Robert Schuller (sim, ele mesmo, um dos gurus do novo Evangelicalismo, propagador da malfadada Teologia da Prosperidade, Confissão Positiva, inexistência do pecado e tantas outras heresias que tem assolado e transtornado a igreja de Cristo), no qual em um incrível momento de contradição com seu pensamento atual, e movido de uma surpreendente lucidez bíblica, assim ele poetizou a respeito do comportamento divino perante nossas orações:

Quando a ideia não está correta, Deus diz: “Não”.
Não, quando a ideia não é a melhor.
Não, quando ela pode até ajudar você, porém criará problemas para outra pessoa.

Quando o tempo não está correto Deus diz: “Espere”.
Que catástrofe seria se Deus respondesse cada oração ao estalarmos os dedos.
Você sabe o que aconteceria? Deus se tornaria seu servo, não seu mestre. De repente.
Deus estaria trabalhando para você em vez de você trabalhar para Deus.

Lembre-se: a demora de Deus não é o indeferimento de Deus. O tempo de Deus é perfeito.
Paciência é o elemento de que precisamos na oração.[...]

Quase inacreditável! Hoje, vivemos justamente no auge da divulgação de um pseudo-evangelho que afirma ser Deus nosso escravo; vemos as multidões “determinarem”, “exigirem”, e “ordenarem” o que o Deus lhes deve fazer, e sendo tardiamente, ou não respondidas, simplesmente “tomam posse” de sua benção, não importando qual seja a verdadeira vontade de Deus para suas vidas. Este é o atual evangelho de Schuller. Lamentável ironia...

Mas voltando ao assunto: quantos de nós em algum momento de nossas vidas não nos deparamos com uma resposta negativa de Deus a uma prece? Quantas vezes tivemos que esperar pela resposta a um pedido ou problema angustiante, e nos decepcionamos quando aparentemente, Deus nos ignorou e não fomos atendidos? Provavelmente inúmeras vezes! Mas, será mesmo que fomos ignorados?

Jesus disse: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14.13) E, o apóstolo Tiago, tempos depois, por inspiração do Espírito Santo, afirmou: “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tiago 4. 2-3) Infelizmente, na prática, quando nos achegamos ao Senhor, estamos sempre com o coração tão cheio de nós mesmos, de nossas ansiedades, necessidades e inquietações (normalmente mundanas), que facilmente nos esquecemos do irmão que sofre ao nosso lado; somos negligentes quanto ao crescimento espiritual da igreja e a propagação do evangelho; não rogamos pelos problemas da nossa sociedade e governantes; e jamais conjecturamos que o nosso acalentado SIM possa vir a resultar num desalentador NÃO para o nosso próximo.

Ou seja, a oração é um ato de fé, esperança, e confiança; mas também de obediência, dependência, bom senso e altruísmo pelo qual devemos glorificar o nome do Senhor!

Deus sempre responde a oração, e continuará a fazê-lo. Em alguns momentos, mediante uma negação, Ele fará com que nos reajustemos ao Seu propósito para nós; em outros, testará nossa perseverança, fidelidade e confiança Nele, pelo processo de espera pelo qual nos tornarmos espiritualmente fortes e aptos a compreender o Seu querer; e com certeza, no momento oportuno, segundo Sua justa e perfeita vontade, nos contemplará com uma resposta positiva. De qualquer forma, estaremos sendo cuidados por um Pai misericordioso que sabe o que é melhor para nós.

“Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração” (Salmos 37:4)

Fonte Blog O Crente Clichê - http://ocrentecliche.blogspot.com/2009/01/deus-sempre-responde-oracao.html

Nenhum comentário: