02/11/2008

Homenagem à Ricardo Gondim




Ontem estive na igreja Assembléia de Deus Betesta e pude presenciar uma das pregações de Gondim.


Apesar de muito criticado por diversas lideranças religiosas, considero o pastor Ricardo Gondim um exemplo tanto de ministro da Palavra, quanto líder cristão.


Ele não se vendeu aos movimentos modernos cristãos, não mudou seu discurso com medo de perder membros e não mudou para vender melhor seus discursos.


Ele continua crítico, filósofo e firme.Gondim é mais que um pregador; ele é um pensador. E a igreja não gosta de pessoas que pensam.


A igreja prefere pessoas que sejam simplesmente manipuláveis, enganáveis.


Quando surge um pensador, um “herege”, como o chamam, os líderes manipuladores buscam um meio de atacá-lo e depreciar sua imagem.


E isso é acentuado com Gondim, que não tem medo de citar denominações evangélicas que buscam lucrar com a fé cristã.


Gondim prega - biblicamente baseado - que o cristão não será nem mais nem menos amaldiçoado se ele der o dízimo; que ser dizimista não influenciará sua vida com Deus.


Imagina o quanto essa pregação não pertubou os líderes que visam lucrar com os dízimos dos evangélicos e pregadores que cobram para pregar? -Eu tenho sido atacado, tanto na internet como na igreja, por líderes que temem pensadores por causa do que prego. E quando falo “líderes”, não são de congregaçõezinhas de bairro. Tenho sido perseguido por apóstolos e certos pregadores dos Gideões. Homens que buscam religiosidade cega para doutrinar e “encabrestar” seus seguidores. Homens que pulam, gritam e sapateiam sobre púlpitos, a título de manifestação divina, simplesmente porque não sabem ensinar. Falam o que o povo quer ouvir e recebe o dinheiro deles em troca. São um câncer para a igreja e têm levado o cristianismo no Brasil a falência. Hora de darmos a volta por cima.


A Igreja precisa de homens como Ricardo Gondim, que não tem medo de dar a cara a tapa, que pregam uma verdade doída, mas real.


Que ensina ao invés de gritar, que faz refletir ao invés de cegar, que abre horizontes ao invés de tirá-los de seus seguidores.


Me lembra Lutero sendo chamado de herege pelo corrompida igreja católica.


Hoje, a corrompida igreja evangélica o chama de herege e amanhã ele será lembrado como reformista do cristianismo no Brasil.


Fica aqui minha gratidão a Deus pela vida de Gondim.


Como homem ele é corruptível, pecador. Mas tem dado o exemplo, com sua vida, de que você não precisa ser santarrão para ser um líder exemplo; basta ter um coração contrito a Deus e amor por ensinar a pensar. E como ele mesmo diz: “Viver não é para amadores“. Liderar igrejas também não.


Se você não o conhece visite seu site ricardogondim.com.br


Texto extraido do site:papo de teologo.gospelmais via blog Teologia Pura
Conheço o Pr. Ricardo Gondin desde a década de 90, acompanho seus textos, livros e pregações.
Aqui no blog tem vários textos dele para quem quiser conferir.
Ele sempre foi um voz profética em nosso país e como tal sofreu e sofre o estigma de quem se propõe a ser essa voz.
Minha oração é que ele continue a ser esse vaso, espalhando a mensagem de Graça do Evangelho de Jesus.
Quem quiser conferir um dos últimos textos dele recomendo Porque não desisto ( http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=71&sg=0&id=1992 )
Como ele sempre diz - Soli Deo Gloria
Claudinho

Nenhum comentário: