01/11/2008

Socorro! Os Levitas Voltaram 4 – O Ataque dos Clones

Há muito tempo atrás escrevi um artigo denominado “Não Penso, Logo Copio”, que versava sobre a falta de criatividade no meio evangélico. Essa falta de criatividade é notória há muito tempo. Temos os clones do Roberto Carlos, Legião Urbana, uma tentativa mal versada de Xuxa, Roupa Nova, etc... ídolos externos que, por uma idéia errônea de que crentes não ouvem coisas “do mundo” (como se fossemos moradores de Marte) fazia com que os menos esclarecidos buscassem seus respectivos correspondentes no meio gospel, ou seja, como é “pecado” ouvir Roberto Carlos (mau gosto pode até ser), ouve-se J. Neto; como é “pecado” ouvir Legião Urbana, ouve-se Catedral; como é “pecado” ouvir Roupa Nova, ouve-se Novo Som; como é “pecado” ver o programa da Xuxa, a gente vê o programa da sua súdita (ela que chamou a Xuxa de minha rainha) mais famosa no meio Gospel, cantando: “A de Aline, A de alegria...” é... A de alienação!!!

Porém o pior ataque está vindo agora...é um ataque de clones internos... cópias mal feitas que invadem nossas igrejas e nos obrigam a assistirmos passivos, como crianças que são obrigadas a comer aquelas “deliciosas” papinhas, os vários clones da Igreja Batista da Lagoinha. A multiplicação de Anas Paulas Valadões chegam a me dar arrepios.

Um esclarecimento: não critico o ministério da Lagoinha, nem a Ana Paula Valadão, são os originais!! (nem tanto, pois copiam os modelos da Hosanna Music).

O problema é que quando chegamos em algumas igrejas (graças a Deus não são todas) parece que entramos numa franquia da Lagoinha, uma espécie de McDonalds espiritual, onde os sanduíches são os mesmos em qualquer “loja”que se entre.

Algumas músicas são boas, outras nem tanto (carecem de respaldo bíblico). Nada contra cantarmos uma ou outra música da Lagoinha, afinal são feitas pra isso mesmo, pra serem cantadas em enlevo espiritual, até aí nada demais.... o problema não está na fonte, mas na recepção...

Há gente por aí distribuindo até a “unção da Ana Paula Valadão” (e eu to falando sério, não é brincadeira não!!!). Há pessoas que quando “ministram” o louvor imitam até os Uhhh, Ahhhh, da Ana Paula nos CDs, gente sem criatividade nenhuma, medíocres em suas “ministrações”... transformando-nos em ouvintes da nova geração da Igreja da “Ladainha”, lembrando-nos de rezas católicas, repetidas sem qualquer noção daquilo que é falado.

Deus é Deus criativo... criou o mundo do nada... deu-nos essa criatividade, essa coisa que nos é peculiar, somos diferentes um dos outros... celebremos essa diferença... sejamos diferentes, sejamos criativos, ministremos segundo aquilo que Deus nos dá individualmente, segundo a criatividade da qual ele nos enche... criemos cânticos, celebremos ao Deus que se revela individualmente de forma nova, afinal, nascemos de novo!!! Somos novas criaturas, e Deus nos vai moldando a cada dia... suas misericórdias se renovam todas as manhãs... só nossos clones é que não!!!

Celebremos a criatividade!! Celebremos o novo!!! Celebremos ao Deus da novidade!! Como Paulo diz... em novidade de vida!!!

Sejamos criativos!! Sejamos autênticos!! Comemoremos o fato de sermos únicos, como nossas impressões digitais... festejemos nossa capacidade criadora e criativa que nos é dada pelas mãos daquele que é Senhor de todos e de tudo!! Celebremos o Deus da Igreja Batista da Lagoinha, da Igreja Presbiteriana, Metodista..e tantas outras...mas celebremos sendo nós mesmos... e Deus com certeza se alegrará ao ver sua criação, fruto de sua criatividade, usando tudo aquilo que ele nos deu!!

Sejamos assim... pra honra e glória de nosso criativo Deus!!!

Com muito carinho... e desejo de criatividade!!

José Barbosa Junior



Fonte Site Crer e Pensar

http://www.crerepensar.com.br/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=1&id=1&Itemid=26

Nenhum comentário: